:::Movimento Fantasma:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hip Hop na Harvard Et82

Ir para baixo
avatar
Zarpante
Ze Ninguem
Ze Ninguem
Feminino
Número de Mensagens : 2
Idade : 43

Hip Hop na Harvard Empty Hip Hop na Harvard

Sex Ago 16, 2013 7:23 am
Um artigo interessante sobre aulas de Hip hop em uma das mais prestigiosas faculdades do mundo!
A prestigiosa universidade americana anunciou a criação de um curso para jovens que queiram estudar rap, e o padrinho será ninguém menos que o rapper americano Nas. Uma maneira curiosa de promover a igualdade de oportunidades. Você que nunca gostou de rap e diz que são somente palavrões e violência, poderá querer rever seus conceitos, assim como parece ter feito (pelo menos uma parte) da sociedade americana.

Harvard, seus 8 presidentes, seus 45 prêmios Nobel… e sua nova horta de rappers. A faculdade se associa a “The Hip Hop Archive”, base de dados universitária tida como referência, para financiar uma bolsa de estudos de hip-hop sob o olhar atento de Nas (Nasir Bin Olu Dara Jones). Objectivo: proporcionar aos estudantes que demonstram um talento criativo e, claro, de excelentes notas nos estudos, a oportunidade de provar que a educação é um verdadeiro poder.
Estaríamos assistindo à redenção do rap que de arte das ruas estaria se transformando em disciplina universitária? A batalha de MC’s poderia ser uma prova em breve na sua faculdade!

Os estudantes de rap terão que trabalhar suas rimas e letras com assiduidade. Na Harvard, ensinamos com a maior seriedade, inclusive o flow hip-hop. « Permanecemos fiéis a nossa missão de construir e formar de maneira intelectualmente exigente e inovadora, e no que diz respeito ao ensino do hip hop, fazemos exatamente a mesma coisa.», justifica o professor e fundador da Hip Hop Archive, Macyliena Morgan.

Quanto a escolha de Nas como padrinho, O rapper de Nova York é considerado como um visionário por Henry Louis Gates, professor de literatura. « Ele mostra constantemente que as fronteiras podem ser ultrapassadas gracas a educação e ao conhecimento», diz ele. O que é certo é que não foi nos bancos de uma faculdade que Nas aprendeu a rimar. Ele deixou de estudar antes mesmo de completar o segundo grau.

A academia das batalhas de rimas

Queensbridge, um “bairro” do subúrbio do Brooklyn, deu outro tipo de educação ao rapper: as drogas (o bairro era apelidado de algo equivalente a cracolândia), a delinquência , mas também a literatura, a religião e a cultura africana.
NAS: Nigga Against Society (negro contra a sociedade) , que é também o diminutivo de seu sobrenome Nasir, foi descoberto pela Columbia e conheceu um sucesso imediato com seu primeiro disco Illmatic, lançado em 1994. « Na minha vida, já passei pelo melhor e pelo pior, e estou realmente feliz de ter realizado isso tudo gracas à arte.»

Em 2010, Nas fez o dom uma parte dos fundos arrecadados com as vendas de Distant Relatives, disco gravado com o filho de Bob Marley, para a construção de escolas na África. Um exemplo que nós esperamos que seja seguido por todos os estudantes de Harvard que fizerem carreira no rap!
TRSS
TRSS
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 607
Idade : 31
Localização : L.P./São Paulo
Ocupação : Produtor e MC
Crew : Imortais Mc's
http://www.myspace.com/trssbeats

Hip Hop na Harvard Empty Re: Hip Hop na Harvard

Qua Ago 28, 2013 8:19 am
A ideia é muito interessante no que toca à promoção e elevação intelectual do hip-hop. O lado negativo, a meu ver, é o provável elitismo acadêmico que pode ocorrer, separando assim os "graduados em rap" daqueles que permanecem atuando com o talento livre, sem esses refinamentos no currículo.
mc´kaizer
mc´kaizer
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 1642
Idade : 36
Localização : Mundo

Hip Hop na Harvard Empty Re: Hip Hop na Harvard

Sex Set 13, 2013 11:27 am
Bom Artigo,e concordo em parte com TRSS, Essa ideia ja vem de algum tempo se não estou errado ja tem um DJ Norte Americano que criou até uma escola Online para o ensino do Hip Hop e eu até estou cadastrado.

Boas Ideias têm sempre um lado positivo e negativo
Conteúdo patrocinado

Hip Hop na Harvard Empty Re: Hip Hop na Harvard

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos