:::Movimento Fantasma:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Bloods e Crips, a História  Et82

Ir para baixo
mc´kaizer
mc´kaizer
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 1642
Idade : 36
Localização : Mundo

Bloods e Crips, a História  Empty Bloods e Crips, a História

Sex Set 21, 2012 5:03 am
Na década de 50, a população afro americana de Los Angels sofria bastante da discrminação racial. Os rapazes afro americanos eram impedidos de entrar nas associações juvenis, como os Escoteiros dos Estados Unidos da América. Estes jovens começam a criar os seus próprios grupos e fraternidades. Intitulavam-se como Clubs, mas a polícia rotulava-os como Gangs. Era nestas associações que encontravam a identidade, a aceitação e a família que ninguém lhes dava. Pela sociedade eram contados como criminosos. Não era é permitida a entrada deles em bairros de brancos e a polícia levava a segregação racial ao extremo. Os confrontos entre estes Clubs eram apenas físicos, muitas vezes apenas um mano-a-mano.

Na decada de 60 os jovens começam a revoltar-se com esta situação. As revoltas contra a polícia começaram a ser cada vez mais frequentes e com um impacto muito maior. O exercito é chamado, a certa altura, e são usadas armas de fogo contra a populção. A projeção que estas manifestações e motins atingem permite que a população do resto do país comece a conhecer a realidade de Los Angels. Surgem vários grupos de defesa dos direitos racias, como os Black Panters. Estas organizações foram alvo de bastante opressão e os seus líderes foram todos mortos ou presos. Resultado desta situação, nos finais dos anos 60, em que a população é incapacitada de lutar pelos seus direitos, que é discriminada diariamente, em que a segregação racial em vez de diminuir, aumenta, surge um novo elemento na sociedade de L.A. em South Central, os Crips.


Raymond Washington e Stanley Williams foram os criadores dos Crips. Este grupos é formado a partir dos recreios das escolas secundárias. Os rapazes são recrutados, integrados na família dos Crips. Desta forma obtinham proteção nas ruas, não eram alvos de membros de Gangs e ganhavam respeito. Os Crips eram um conjunto de varias gangs de diferentes bairros.

Passado algum tempo, os Gangs rivais dos Crips, de forma a defenderem-se dos seus adversáriso, formam uma aliança. Apelidam-se por Bloods, o nome que era adoptado pelos antigos combatentes afro americanos do Vietname.


Ron Washington é preso e quando volta, as regras do jogo tinham mudado. Nos confrontos entre rivais eram agora com armas. O criador dos Crips não concorda com a nova forma de estar do Gang. Afasta-se, e pouco depois de se afastar, em 1979 é assassínado. Na mesma altura surgem os “Drive By”. Tuemack “T” Rodgers, um membro importante dos Bloods testemunah o primeiro “Drive By. Estavam reunidos em casa de sua mãe a passar a tarde, quando passa um carro e dispara sobre a casa.

Em 40 anos o Jogo muda bastante. O que era antes apenas uma luta de punhos, torna-se agora uma luta armada. Surge um confronto territorial pelo dominio dos diferentes bairros de South Central. A juventude cresce agora já integrada nesta guerra urbana. Um Crip não entra num bairro de Bloods e vice-versa. Torna-se perigoso entrar num bairro em que não conhcemos ninguém. Uma pessoa não pertencente a nenhum Gang não deve vestir-se de azul(cor dos Crips) ou vermelho (cor dos Bloods) de forma a não ser visto como inimigo consoante o bairro em que está. Um Crip ou Blood não pode estar Sleepin, ou seja, não pode baixar a guarda, não se pode estar relaxado. O clima é de guerra. Mostra sentimentos pode ser fatal. Os homicídios aumentam.


Surge tambem a epídemia do Crack. Em LA muita gente consume e causa do desemprego aumenta os seus vendadores. Isto faz com que a a violência diminua e a riqueza dos gangs aumenta. Ambos constroem melhores arsenais com esse dinheiro. Só quando esta guerra atinge os bairros de classe média é que a polícia começa a agir. A forma de acção da polícia é bastante agressiva. Em 1991 Rodney King é espancado e os 4 polícias responsáveis por tal barbaridade são declarados inocentes no ano seguinte. Os Crips e os Bloods fazem tréguas para combater a força policial. Nesse mesmo ano há uam revolta na rua contra a polícia. Contudo passado um ano os Crips e os Bloods recomeçam a guerra.

Durante os anos, vários rappers tiveram ligações a estes Gangs. Aos Crips tiveram ligações os MC’s Snoop Dogg, Warren G, Nate Dogg, Goldie Loc, Tray Deee e Xzibit. Tambem se fala na ligação de Young Jeezy aos Crips, mas não é confirmado. Aos Bloods pertenceu o The Game e falou-se na ligação de Tupac, mas ele apenas tinha amigos pertencentes a ambos osGangs.

Tanto os Crips como os Bloods comunicam muito por gestos e a nível de escrita tem algumas particularidades. Em palvras terminadas com “CK”, por exemplo “Back” eles escrevem “Bacc” pois “CK” é a abreviatura de Crip-Killer, termo usado pelos Bloods.
Actualmente, a guerra não está tão activa como antes, mas continuam a existir estas rivalidades. Alguns dos rappers que pertenceram a estes grupos tentam promover a paz entre eles.

Gostaria de poder mostrar o documentario feito pela NG Channel, mais o mesmo foi excluido do youtube, portanto fica aqui também um pequeno documentario.

Confira:

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos