:::Movimento Fantasma:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Do Movimento Utopico a Crise Fantasma de 2007 Et82

Mr. Manchete
Mr. Manchete
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 587
Idade : 39
Localização : Mundo
Ocupação : Jornalista Virtual do Movimento
Crew : Movimento Fantasma
http://www.movimentofantasma.4umer.com
10092010

Do Movimento Utopico a Crise Fantasma de 2007 Empty Do Movimento Utopico a Crise Fantasma de 2007

Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Meu primeiro Artigo, comentem! Smile

Recentemente B.X. colocou a questao sobre a real razao por detras da 'queda do Forum' e quais as solucoes para a resolucao da mesma. Me prontifiquei a dar uma resposta, no meu ponto de vista:

Ao meu ver a causa da, como lhe chama o Admn., 'Grande Depressao de 2007' do Forum (e Movimento Fantasma) e, em uma palavra: "Ressureicao".

Em 2006, o Movimento Fantasma actuou numa escala gigantesca e exaustiva. Embora eu tenha aparecido um ano depois, pude fazer uma analise das faixas que fui baixando ate perceber que de facto o 'milagre' de 2006 nao podera jamais ser igual - pode se fazer mais e diferente mas nao sera igual. O Movimento tinha o representante Brasileiro, Portugues e Angolano e todos em niveis ascendentes e de diversas personalidades. O trabalho do Link era pouco reconhecido na epoca, mas o Big Smoke ja era um nome mais pesado. TRSS chamou a atencao com a controversia das 'Vagabundas' juntamente com o tambem controverso Debukis. O nome de Crew que comandava era a 'BRADAHooD' (que na realidade desceu de 6 para 3/4). As exaustivas participacoes e producoes do dbR (ora com TRSS, Big Smoke e por ai fora) deram uma especie de esperanca aos Fantasmas, um porto seguro e uma direccao. Mas foi mesmo em 2006 que a promessa maldita foi feita: "Lancar a Ressureicao".

O que aconteceu dai foi simples. Todo resto do Movimento esperou pelo potencial lancamento. O resultado, se formos a prever pelo comportamento gigantesco de contactos de dbR, seria sensacional - ou pelo menos pensaram. Esperou-se, esperou-se e nada. Aconteceu o adverso. Morreu a esperanca que nasceu em 2006, Quinteto Flood (do nosso forum) se desfizeram. Devil desapareceu, Badkid somente batalhava e dai ficou. Novos nomes apareceram mas nao foram motivados - uns ficaram e outros foram (Big Smoke, Mafious). Felizmente em 2008 sentiu-se um melhorar de temperatura com o lancamento dos dois classicos (de Freestyle e de Faixas em si) do Movimento ao meu ver. E quando a esperanca ia nascendo dbR voltou a gozar com todos e lancou o 'Pre-Ressureicao' que teve o mesmo efeito desmoralizador em todos (motivou musicas, mas desmotivou Mix-Tapes porque parece que o facto de o dbR lancar Mix-Tapes chega a amedrontar ou implicar alguma seriedade/preparacao para os demais).

Em 2009, os novos nomes do Movimento foram esnobados porque o 'publico' havia-se habituado aos nomes dos escaloes superiores e habituar-se a produtos novos, porem ainda em ascensao nao e facil. Ninguem quer voltar a estaca 0 - sem ofender ninguem, e apenas um tratamento puramente teorico. Entao, embora tivemos o campeao TC em grande quantidade como um potencial dbR em 2006 (infelizmente com menores contactos e projectos, a benicio), os potenciais Imortais a comandar e demais nomes; ja nao fazia sentido a alguns nomes a troca de 'produto' - foi tudo muito rapido. Mais participacoes dos novos nomes deveriam ser feitas nos nomes ja estabelecidos. Mais dbR ft. 2C, BadKid ft. B.X., Puto L ft. B.X., Devil ft. TC e por ai fora; de formas a que, quando se entrasse em contacto com o TC ja se estivesse habituado a sua forma, ao inves de impingir um habito ou ruptura aos ouvintes deixando os novos Mcs a deriva (embora um 'Tc ft. BK' foi feito mas deveria ter sido mais).

Eis os problema: "Promessa da Ressureicao" (que por ser uma proposta tao boa e utopica para o Movimento Perfeito: dbR, Puto L, TRSS, BadKid, Jegboy, Big Smoke, Mafious, etc) e a rapidez de Mudanca de Plantel Fantasma.

A solucao ao meu ver sera o estabelecimento dos novos nomes criando ou o mesmo processo de participacoes em exaustao como 2006: o lancamento de Projectos continuos, feats internos e externos, Hits e uma nova realidade ao Movimento Fantasma. Trazer 2006 de Volta (como disse ao Admn.) e utopia. Tentou-se em 2008, mas nao foi o mesmo. 2006 foi unico porque foi 'Perfeito'. Havia tanto potencial por se explorar, esperou-se demais de 2007 e por ser 2006 que condicionou, ao meu ver, todos os anos subsequentes sinto que se deva fazer um 2010, um 2011, 2012. Deixemos o 2006 como ele foi. La. Grandioso e dourado, mas la. O hoje depende de nos e nessa ordem de pensamento que devemos trata-lo.
Compartilhar este artigo em:reddit

Comentários

TRSS
Parabéns pelo artigo, Manchete. Acabei de ler e particularmente concordo no que toca a 'promessa maldita' da Ressureição. Tivemos aquela depressão de 2007, mas 2008 realmente parecia ter engatado o pé no acelerador do forum, até então chegar a 'Pré-Ressureição'.

A partir daí acredito que todo mundo ficou com aquele gostinho nos ouvidos de 'quero mais', 'oba, finalmente teremos a mixtape', mas por diversos motivos não chegou a ser lançada. De fato, isso realmente desmotiva em alguns aspectos. A ordem cronológica do que deveria acontecer teve que ser alterada, isso prejudicou e tivemos uma recaída, uma 'segunda depressão'.

Creio que o dbR responderá a questão de como vai ficar a Ressureição. Enquanto isso, o que sinto que devo acrescentar é relembrar a todos de que tudo deve fluir na naturalidade. Devemos sim produzir trabalhos contínuos, explorar o potencial de todos em feats, hits, enfim, mas não devemos deixar de fazer isso com naturalidade e não como obrigação a fim de salvar o Movimento Fantasma de uma nova depressão ou de crises temporárias. Afinal, essa é a essência pura que construiu o nosso ano de 2006 - a naturalidade dos relacionamentos dos MC's/membros.

Creio que partindo desse princípio, teríamos um '2011', '2012', '2013' etc, todos os seguintes anos com histórias diferentes pra se contar.








B.X.
Bom post Mr. Manchete.

Concordo contigo quando dizes que a raiz do problema e a espera pela "ressureicao", acho que essa promessa congelou nao so ouvintes como tambem os mc's. Outro causador da falta de projecto por parte dos membros fantasmas e a falta de um calendario para os mesmos, sao muitas promessas de mix-tapes e CD's fantasmas ao mesmo tempo e acabam por nao sair.

Nao devemos mesmo compar o ano atual com o 2006, seria como comparar o rap de hoje com o dos tempos passados, e impossivel, foram epocas douradas, nao conseguiremos fazer igual, mas porem podemos comecar a fazer dessa epoca dourada tambem (mas totalmente diferente) para que os futuros fantasmas olhem para ela como nos olhamos para o 2006 (epoca dourada). Para isso precisamos de nos manter forte nao so antigos como novatos, nao so Cantores como Ouvintes, e quanto a ressureicao a melhor coisa que podemos fazer e curtir o que nos e dado agora por outros membros enquanto a mesma nao chega. Vamos deixar fluir o os nossos projectos!
Manuxu
Parabens Manchete.

Mesmo assim espero pela Ressureicao e que ela conte com todos os nomes, quer novos como antigos fazendo uma staff gigante. mas nao e por isso que vamos olhar para as novas mix-tapes com outros olhos. Todo mundo merece um tratamento especial. E que os novos nomes mandem musicas mas que nao a facam somente a espera de comentarios a dizer 'esta bom, continua'. Porque essa e a diferenca entre os mcs da velha guarda e os da nova. Os da velha quando comecaram, lancavam musicas e tinham pouquissimos comentarios. ao que me foi contado o segundo forum so tinham 8 membros activos e mesmo assim conseguiram criar o que foi os proximos foruns e nao deixaram de cantar so porque nao recebiam comentarios positivos. exemplo disso era o Link que lancava e mesmo com as criticas dos outlaws nao parou de lancar. estranho e que ele desapareceu do forum logo que os outlaws tambem desapareceram.

ja agora quando falas de mafious queres dizer MAFIOSO? E o que e 'Quinteto Flood'?

Boa sorte aos novatos que vao precisar.
Mr. Manchete
Seg Set 13, 2010 12:24 pmMr. Manchete
Muito obrigado pelos comentarios. Respondendo ao Manuxo:
- Sim falava do Mafioso.
- Quinteto Flood: Era um grupo formado por Badkid, Devil, Puto L, TRSS e o Insane. Desapareceram no primeiro Movimento Fantasma e nao chegaram a gravar um som sequer.
Manuxu
valeu pela dica. repito que o post foi bom, mas alem de perder os nomes antigos perdemos os novos também.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos