:::Movimento Fantasma:::
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A queda do MF - Quais foram os motivos? Et82

Ir para baixo
B.X.
B.X.
Junior Poster
Junior Poster
Masculino
Número de Mensagens : 561
Idade : 31
Localização : Angola, Luanda, V.S
Ocupação : Designer Tecnico - Estudante
Crew : Imortais Mcs
http://vivaokarma.wordpress.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sex Set 10, 2010 10:41 am
Sup fantasmas
Ao teu ver quais foram os motivos para o movimento fantasma chegar a esse ponto critico? quais as solucoes que voce apresenta para tais problemas? Achas que somos capaz de ultrapassar o nosso limite (2006)? comentem sem receios pessoal.
one
Mr. Manchete
Mr. Manchete
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 587
Idade : 39
Localização : Mundo
Ocupação : Jornalista Virtual do Movimento
Crew : Movimento Fantasma
http://www.movimentofantasma.4umer.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sex Set 10, 2010 6:20 pm
Bom tema B.X., mas duvido que muitos MCs Fantasmas comentem por aqui - por algum motivo esta-se a evitar muito a exposicao de ideias em debates sendo apenas o dbX o unico (para alem dos ja habituais) a prestar seus pontos de vista - mas seria benefico.
A resposta deste tema seria um Artigo, mas vou postar aqui antes de postar la.


Ao meu ver a causa da, como lhe chama o Admn., 'Grande Depressao de 2007' do Forum (e Movimento Fantasma) e, em uma palavra: "Ressureicao".

Em 2006, o Movimento Fantasma actuou numa escala gigantesca e exaustiva. Embora eu tenha aparecido um ano depois, pude fazer uma analise das faixas que fui baixando ate perceber que de facto o 'milagre' de 2006 nao podera jamais ser igual - pode se fazer mais e diferente mas nao sera igual. O Movimento tinha o representante Brasileiro, Portugues e Angolano e todos em niveis ascendentes e de diversas personalidades. O trabalho do Link era pouco reconhecido na epoca, mas o Big Smoke ja era um nome mais pesado. TRSS chamou a atencao com a controversia das 'Vagabundas' juntamente com o tambem controverso Debukis. O nome de Crew que comandava era a 'BRADAHooD' (que na realidade desceu de 6 para 3/4). As exaustivas participacoes e producoes do dbR (ora com TRSS, Big Smoke e por ai fora) deram uma especie de esperanca aos Fantasmas, um porto seguro e uma direccao. Mas foi mesmo em 2006 que a promessa maldita foi feita: "Lancar a Ressureicao".

O que aconteceu dai foi simples. Todo resto do Movimento esperou pelo potencial lancamento. O resultado, se formos a prever pelo comportamento gigantesco de contactos de dbR, seria sensacional - ou pelo menos pensaram. Esperou-se, esperou-se e nada. Aconteceu o adverso. Morreu a esperanca que nasceu em 2006, Quinteto Flood (do nosso forum) se desfizeram. Devil desapareceu, Badkid somente batalhava e dai ficou. Novos nomes apareceram mas nao foram motivados - uns ficaram e outros foram (Big Smoke, Mafious). Felizmente em 2008 sentiu-se um melhorar de temperatura com o lancamento dos dois classicos (de Freestyle e de Faixas em si) do Movimento ao meu ver. E quando a esperanca ia nascendo dbR voltou a gozar com todos e lancou o 'Pre-Ressureicao' que teve o mesmo efeito desmoralizador em todos (motivou musicas, mas desmotivou Mix-Tapes porque parece que o facto de o dbR lancar Mix-Tapes chega a amedrontar ou implicar alguma seriedade/preparacao para os demais).

Em 2009, os novos nomes do Movimento foram esnobados porque o 'publico' havia-se habituado aos nomes dos escaloes superiores e habituar-se a produtos novos, porem ainda em ascensao nao e facil. Ninguem quer voltar a estaca 0 - sem ofender ninguem, e apenas um tratamento puramente teorico. Entao, embora tivemos o campeao TC em grande quantidade como um potencial dbR em 2006 (infelizmente com menores contactos e projectos, a benicio), os potenciais Imortais a comandar e demais nomes; ja nao fazia sentido a alguns nomes a troca de 'produto' - foi tudo muito rapido. Mais participacoes dos novos nomes deveriam ser feitas nos nomes ja estabelecidos. Mais dbR ft. 2C, BadKid ft. B.X., Puto L ft. B.X., Devil ft. TC e por ai fora; de formas a que, quando se entrasse em contacto com o TC ja se estivesse habituado a sua forma, ao inves de impingir um habito ou ruptura aos ouvintes deixando os novos Mcs a deriva (embora um 'Tc ft. BK' foi feito mas deveria ter sido mais).

Eis os problema: "Promessa da Ressureicao" (que por ser uma proposta tao boa e utopica para o Movimento Perfeito: dbR, Puto L, TRSS, BadKid, Jegboy, Big Smoke, Mafious, etc) e a rapidez de Mudanca de Plantel Fantasma.

A solucao ao meu ver sera o estabelecimento dos novos nomes criando ou o mesmo processo de participacoes em exaustao como 2006: o lancamento de Projectos continuos, feats internos e externos, Hits e uma nova realidade ao Movimento Fantasma. Trazer 2006 de Volta (como disse ao Admn.) e utopia. Tentou-se em 2008, mas nao foi o mesmo. 2006 foi unico porque foi 'Perfeito'. Havia tanto potencial por se explorar, esperou-se demais de 2007 e por ser 2006 que condicionou, ao meu ver, todos os anos subsequentes sinto que se deva fazer um 2010, um 2011, 2012. Deixemos o 2006 como ele foi. La. Grandioso e dourado, mas la. O hoje depende de nos e nessa ordem de pensamento que devemos trata-lo.
B.X.
B.X.
Junior Poster
Junior Poster
Masculino
Número de Mensagens : 561
Idade : 31
Localização : Angola, Luanda, V.S
Ocupação : Designer Tecnico - Estudante
Crew : Imortais Mcs
http://vivaokarma.wordpress.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sáb Set 11, 2010 6:32 am
Bom ponto de vista Manchete, respondi ao mesmo no Editorio

Ja agora acho que outro grande problema que causou essa queda foi a falta de irmandade entre os membros, temos que aprender a ser mais humildes uns com os outros, ate porque esse forum deveria ser um lugar de conforto e paz, e nao essa guerra de palavras que se encontra varias vezes. Por causa disso, muitos membros sentem-se intimidados a expressar os seus ideais nao so em posts, mas tambem em musicas, isso tem feito com que o movimento abrandasse. Tudo bem que existiram sempre beefs e oposicoes, mas podemos fazer disso algo saudavel.
Manuxu
Manuxu
Senior
Senior
Masculino
Número de Mensagens : 1057
Idade : 32
Localização : Angola
Ocupação : Estudante - Fantasma
Crew : Net-Under-Ground
http://www.movimentofantasma.4umer.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sáb Set 11, 2010 9:28 am
porque e que uns se sentem mais desmotivados que outros? e quando os 'desmotivadores' (que na minha opiniao sao mais e' pessoas que falam as verdades ao inves do 'Grande faixa!', 'gostei', 'muito bom' repetido ou para nao deixar mal o elemento da minha crew ou algo genero) desaparecem do forum acontece exactamente o mesmo: desmotivacao. o que me faz questionar, o que e' motivacao pros rappers? (consulta de dicionario e' permitida) Descubram e terao a resposta.

A queda se deve exactamente por isso. falta de criacao e inovacao. ausencia de independencia e quando se pensa assim, nao ha muito por se fazer. ja a solucao... somente quando responderem a minha questao.
B.X.
B.X.
Junior Poster
Junior Poster
Masculino
Número de Mensagens : 561
Idade : 31
Localização : Angola, Luanda, V.S
Ocupação : Designer Tecnico - Estudante
Crew : Imortais Mcs
http://vivaokarma.wordpress.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sáb Set 11, 2010 10:19 am
As criticas construtivas nao desmotivam um reapper manuxo, muito pelo contrario so o fazem evoluir, por exemplo eu, varias vezes ouvi o pessoal a criticar o meu flow e nem por isso me desmotivei.
E chato eu como rapper estar a lancar sons sem nenhum feedback, quer negativo ou positivo, se for assim eu simplesmente lanco os meus sons e deixo no meu pc. Eu pelomenos fico motivado por saber que existe alguem que ainda acredita no movimento que nos guia, e demostra isso.

Manuxu
Manuxu
Senior
Senior
Masculino
Número de Mensagens : 1057
Idade : 32
Localização : Angola
Ocupação : Estudante - Fantasma
Crew : Net-Under-Ground
http://www.movimentofantasma.4umer.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sáb Set 11, 2010 10:52 am
Por isso e' que eu digo que os Mcs da Nova escola querem a papinha feita. Acima criticaste os feedbacks negativos. Agora dizes serem importantes. ai sim concordo contigo, feedbacks sao importantes, mas o amor de um verdadeiro mc pelo mic nao se ve pelo feedback mas pela continuidade no mic que ele tem, quer pelas criticas ou pelos feeds.
Olha as Mixtapes da Bradahood por exemplo que temos na Biblioteca do Movimento. Eles comecaram cedo e nem tinham forum mas continuaram a cantar e gravar sons. porque e que nao pararam logo no inicio de 2005?
Olha o Trss. Segundo o que me DISSERAM antes dele entrar no Movimento ele ja tinha 3 Mixtapes/Cds Fantasmas (ainda estou para descobrir se e verdade). porque e que ele nao parou na primeira mix depois do nao feedback do pessoal? papinha.
B.X.
B.X.
Junior Poster
Junior Poster
Masculino
Número de Mensagens : 561
Idade : 31
Localização : Angola, Luanda, V.S
Ocupação : Designer Tecnico - Estudante
Crew : Imortais Mcs
http://vivaokarma.wordpress.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sáb Set 11, 2010 11:29 am
Eu nao estou a dizer que um novato na falta de motivacao no movimento congela a sua vida musical, mas sim estou a dizer que um rapper que entra agora no movimento e e desmotivado pela falta de humildade nas criticas, pela falta de trabalho por outros membros e outros motivos facilmente sai do mesmo movimento.

E Complicado o pessoal pedir por mais trabalho dos membros e depois quando os mesmo sairem nao serem valorizados como deviam
Eu nao canto por feedbacks, mas porem pertenco a uma comunidade fantasma na qual partilhamos as nossas obras e projectos, e para manter essa comunidade viva e necessario um certo feedback entre os membros, que vai nos motivar mais e mais a continuar a fazer o nosso trabalho, percebes??
Em momento nenhum eu critiquei feedbacks negativos, desde que eles sejem construtivos por mim tudo bem, que por acaso anda muito raro nesse forum. Nao me ponhas palavras na boca Wink


ja agora, mostra la as tuas solucoes.
TRSS
TRSS
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 607
Idade : 32
Localização : L.P./São Paulo
Ocupação : Produtor e MC
Crew : Imortais Mc's
http://www.myspace.com/trssbeats

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sáb Set 11, 2010 1:05 pm
Bom, acho que antes de mais nada qualquer pessoa, seja lá em qual atividade estiver, não deve se deixar ser marionete de críticas/feedbacks sobre seu trabalho, sobre seu produto. Nem mesmo deixar SOMENTE elas, as críticas, serem o principal impulso que cria a motivação no seu interior para produzir mais sons, ou qualquer outra coisa. A pessoa deve ter uma meta saudável (não competitiva, por ex.) e dentro dessa meta acreditar em si mesma e também observar o que os outros tem a opinar no seu crescimento pessoal, mas não levar isso como uma verdade absoluta, nem gravitar nessa órbita de pensamentos alheios. Fazendo isso você dá asas pra imaginação e pode criar músicas realmente criativas, sem se importar com o mundo. É preciso peneirar as críticas, algumas realmente vem com um veneno sutil nas palavras, claro que nem todas, outras realmente servem como ajuda. É preciso filtrá-las, analisar o que você recebeu de feedback e então decidir, julgando pela prioridade, o que vai aperfeiçoar da próxima vez que for criar um som, por exemplo.

No caso de não receber feedback nenhum, claro, não é motivo mesmo parar. Uma hora ou outra você terá a chance de mostrar seu trabalho em algum local. Caso contrário a pessoa em questão estaria fazendo tudo por vaidade, apenas buscando agradar aos outros e receber elogios e se 'sentir' por alguns instantes...
Cada um deveria pelo menos ter esse esforço e busca contínua para melhorar no que faz ou pelo menos desenvolver dentro de si um senso crítico de seu próprio trabalho. Isso é saudável.
Se não agradar 30, se agradar 10, se não agradar ninguém, isso tudo é relativo e não deve servir de obstáculo, apenas deve-se continuar, pois a meta saudável é buscar a evolução naquilo que esteve fazendo. Simples.

No Movimento hoje, falta-se mais membros ativos. Esse também é um dos motivos que levou a essa queda. Espero que esse problema seja brevemente revertido. É aquilo que eu digo, deveríamos pensar em algumas novidades além das musicas pra atrair também membros ou pelo menos mantê-los ativos regularmente.
Mr. Manchete
Mr. Manchete
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 587
Idade : 39
Localização : Mundo
Ocupação : Jornalista Virtual do Movimento
Crew : Movimento Fantasma
http://www.movimentofantasma.4umer.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Seg Set 13, 2010 12:23 pm
Falou e disse, TRSS. Mais MCs, Membros e Musicas. Sao 3 'M's que vao resultar n'um Movimento mais activo. Porque ate nos novatos, membros como TC e, principalmente 2C, teem estado menos activos.
Um torneio poderia solucionar o problema dos membros, dai deixar a disposicao dos mesmos o forum com muita boa musica e interactividade.
B.X.
B.X.
Junior Poster
Junior Poster
Masculino
Número de Mensagens : 561
Idade : 31
Localização : Angola, Luanda, V.S
Ocupação : Designer Tecnico - Estudante
Crew : Imortais Mcs
http://vivaokarma.wordpress.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Ter Set 14, 2010 9:59 am
yep manchete, ate que nao e uma ma ideia, sem duvidas isso iria chamar a atencao de todos membros, mas porem encontramo-nos numa epoca de provas e sendo assim nem todos membros teriam tempo. Pelos vistos torneio so sera possivel mesmo no fim do ano, ou no inicio do proximo
avatar
Puto_L
Activo
Activo
Masculino
Número de Mensagens : 249
Idade : 32

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Seg Mar 21, 2011 6:55 pm
Depende de voces pegarem no forum, fazer renascer as diversas areas e arrancar com isto novamente, ha por aí muitos membros que só apareceram neste forum (eu ja fiz o meu papel...em 3 diferentes!) com capacidade pra fazer renascer o movimento em 2011. E acreditem que o espirito de ha 5 anos atras era algo indiscritivel...a interacção entre os países que partilham o portugues é BRUTAL, nao deixem morrer isto...se o movimento caíu foi porque os anos passam e as exigencias da vida e do dia-a-dia sao diferentes...mas ha sempre gente com 13/14 anos, descubram-nos, tragam-nos, e façam-nos interessar-se.
Mr. Manchete
Mr. Manchete
Moderador
Moderador
Masculino
Número de Mensagens : 587
Idade : 39
Localização : Mundo
Ocupação : Jornalista Virtual do Movimento
Crew : Movimento Fantasma
http://www.movimentofantasma.4umer.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Qui Mar 31, 2011 5:24 pm
Grandes palavras, L. Significa que esta de volta?
avatar
Puto_L
Activo
Activo
Masculino
Número de Mensagens : 249
Idade : 32

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Sex Abr 01, 2011 3:12 pm
Não faz, de todo, sentido dizer que estou de volta porque a minha vida não me permite dedicar-me ao Rap como antigamente, simplesmente continuo a gravar quando tenho acima de tudo disponibilidade para tal. Podendo, vou divulgando aqui cenas novas mas quanto ao movimento fantasma em si...como ja disse, depende de novos membros fazer renascer o espirito
Manuxu
Manuxu
Senior
Senior
Masculino
Número de Mensagens : 1057
Idade : 32
Localização : Angola
Ocupação : Estudante - Fantasma
Crew : Net-Under-Ground
http://www.movimentofantasma.4umer.com

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Ter Abr 05, 2011 6:33 pm
e la se vai mais um. pelo menos o link tem a decencia de despedir
Conteúdo patrocinado

A queda do MF - Quais foram os motivos? Empty Re: A queda do MF - Quais foram os motivos?

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos